cm-condeixa.pt / notícias / Eleitores do Orçamento Participativo de Condeixa escolheram vencedores
03 de Novembro de 2016

Eleitores do Orçamento Participativo de Condeixa escolheram vencedores

Três propostas candidatas ao Orçamento Participativo de Condeixa 2016 venceram a edição deste ano que registou um total de 571 votos dos 183 utilizadores inscritos.

No Orçamento Participativo Geral (OPG), o projeto mais votado, com 220 votos (38,5%) foi o designado “Quinta do Barroso Ativa”, apresentado por Rui Pinela com o objetivo de dotar a Urbanização Quinta do Barroso, no Sebal, de equipamentos desportivos e de lazer, “de forma a melhorar a qualidade de vida dos moradores e de outros munícipes que frequentemente utilizam o nosso espaço físico, estimulando a prática desportiva e consequente combate à sedentarização”.

Aproveitando os espaços comuns da Urbanização, a proposta – orçada em 40 mil euros – prevê “criar um circuito de manutenção física, dotado de vinte equipamentos de ‘fitness’, uma tabela de basquetebol e inerente ‘garrafão’, a respetiva sinalização do circuito, dois equipamentos para suporte de bicicletas e quatro mesas de madeira para piquenique”, descreve o autor.

Já a proposta apresentada por Nuno Redinha, de construção de um “Parque infantil da Praça do Município”, em Condeixa-a-Nova, orçada em 43 mil euros, criando mais um espaço de diversão e convívio para as crianças do concelho, recebeu 92 votos (16,1%).

Outra das propostas vencedoras, apresentada ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ), foi a de Tiago Acúrcio, que recebeu 210 votos (36,8%) e que pretende proceder à “Requalificação e aplicação de sintético no ringue de Bruscos”, localizado na União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé.

O autor justifica o projeto, orçado em 43.500 euros, com a necessidade de corrigir “o problema da fraca qualidade das fundações, uma vez que as mesmas voltaram a ceder e as placas do ringue se encontram novamente danificadas, o que o torna um risco para os jovens que lá pretendem jogar futsal”. Acrescenta Tiago Acúrcio que a requalificação e aplicação de relvado sintético no ringue de Bruscos constituem “uma mais valia para todos os jovens e restantes habitantes da União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé, que não têm nenhum outro tipo de infraestruturas com condições semelhantes”.

O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 conta com uma dotação financeira de 174 mil euros para a execução dos projetos vencedores, equivalente a 1,5% do Orçamento municipal.

Tal como em edições anteriores, o programa dividiu-se entre o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e o Orçamento Participativo Geral (OPG), sendo esta uma iniciativa anual promovida pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova com o objetivo de incentivar quer a participação dos jovens, quer a de toda a comunidade do concelho.