cm-condeixa.pt / notícias / Instalação de fibra ótica alargada a todo o concelho
14 de Setembro de 2016

Instalação de fibra ótica alargada a todo o concelho

Os trabalhos de alargamento da cobertura por fibra ótica no concelho de Condeixa-a-Nova vão avançar faseadamente ao longo dos próximos meses, prevendo-se que uma parte significativa do território fique dotada desta rede até ao final do ano.

“É um investimento e um avanço tecnológico por que nos vínhamos batendo há muito tempo e que permitirá aos munícipes e às empresas do concelho usufruírem de melhores e mais rápidas redes de telecomunicações”, congratula-se Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Os trabalhos de alargamento da cobertura por fibra ótica serão realizados pela operadora de telecomunicações MEO. “A autarquia comprometeu-se com a operadora a facilitar os seus trabalhos dentro do que legalmente for possível e estaremos atentos ao cumprimento dos prazos assumidos pela empresa”, acrescentou Nuno Moita.

De acordo com o plano de cobertura apresentado pela operadora MEO durante as conversações mantidas com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a primeira fase dos trabalhos deverá ficar concluída até ao final do ano. Nesta fase (a azul no mapa) encontram-se abrangidas as freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, Sebal e Belide e ainda Anobra, bem como as localidades de Casével, Campizes, S. Fipo e Arrifana da freguesia da Ega e Beiçudo, Ribaldo e Mata da freguesia de Vila Seca.

Numa segunda fase (no mapa a vermelho), cujos trabalhos estão previstos arrancar no início de 2017, será abrangida a parte restante da freguesia da Ega, bem como a freguesia do Zambujal e Furadouro.

“As áreas do concelho não cobertas nestas duas fases serão alvo de intervenção apenas no final do próximo ano. O remanescente da freguesia de Vila Seca e Bendafé ficará dependente do alargamento da fibra ótica na zona de Almalaguês e o Casal do Missa que fica dependente de Soure, isto porque as zonas para a MEO não são coincidentes com os limites de freguesia ou de concelho”, explicou o vereador Carlos Canais, que participou nas conversações com a operadora de telecomunicações.