cm-condeixa.pt / notícias / Concorrente ao OPJ propõe requalificação do ringue de Bruscos
14 de Agosto de 2016

Concorrente ao OPJ propõe requalificação do ringue de Bruscos

A única proposta apresentada ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) deste ano, subscrita pelo munícipe Tiago Avelino Mendes Acúrcio, sugere a “Requalificação e aplicação de sintético no ringue de Bruscos”, localizado na União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé.

O autor justifica a proposta - orçada em 50 mil euros - com a necessidade de corrigir “o problema da fraca qualidade das fundações, uma vez que as mesmas voltaram a ceder e as placas do ringue se encontram novamente danificadas, o que o torna um risco para os jovens que lá pretendem jogar futsal”.

Acrescenta Tiago Acúrcio que a requalificação e aplicação de relvado sintético no ringue de Bruscos constituem “uma mais valia para todos os jovens e restantes habitantes da União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé, que não têm nenhum outro tipo de infraestruturas com condições semelhantes”.

O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 recebeu um total de seis propostas (cinco ao Orçamento Participativo Geral e uma ao OPJ) em áreas como a melhoria de equipamentos desportivos e de lazer, a reutilização de livros escolares ou a apetrechamento do corpo escutista.

As propostas apresentadas vão agora ser alvo de avaliação, até meados de setembro, por parte da comissão técnica designada para o efeito. Os projetos admitidos irão a votos de 1 a 31 de outubro.

Para votar terá que se inscrever no site www.opcondeixa.pt até 20 de outubro, podendo optar pela votação on-line ou pela votação presencial, sendo que os votos da votação presencial terão o dobro do valor da votação on-line. Esta medida tem como objetivo priveligiar a participação ativa dos cidadãos, estimulando-os a participarem nas assembleias de voto e na discussão das propostas.

Cada eleitor até aos 35 anos (e que possa propor projetos ao OPJ) tem direito a 2 votos nas propostas do OPJ, e a um voto nas propostas do OPG. Já os eleitores com mais de 35 anos (e que possam propor projetos ao OPG) tem direito a 2 votos nas propostas do OPG, e um voto nas propostas do OPJ.

Na votação on-line, após ser enviada com sucesso uma primeira votação, não será permitido novo login mesmo que não tenham sido esgotados os votos disponíveis.

O Orçamento Participativo de Condeixa 2016 conta com uma dotação financeira de 174 mil euros para a execução dos projetos vencedores, equivalente a 1,5% do Orçamento municipal.