Silvino Dias Capitão

Professor no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Nasceu em França em 1967. É casado, tem 2 filhos, e reside em Condeixa-a-Nova desde 1994.

É Professor Coordenador do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (Instituto Politécnico de Coimbra). Membro Investigador do CERIS e do CESUR (Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, Centro de Sistemas Urbanos e Regionais) do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa). Coordenador do grupo disciplinar de Território e Transportes do ISEC e responsável pelo Laboratório de Pavimentos Rodoviários. Foi membro do grupo de investigação em Transportes/Infraestruturas do Centro de Investigação em Engenharia Civil, da FCTUC da Universidade de Coimbra. Lecionou na Universidade de Aveiro e na Universidade do Minho.

É bacharel (1989), licenciado (1993), Mestre (1996) e Doutorado em Engenharia Civil (2003) para além de Pós-Graduado em Gestão (MBA para executivos) e Especialista em Transportes e Vias de Comunicação pela Ordem dos Engenheiros.

Tem desempenhado várias funções nos órgãos de gestão da instituição onde trabalha.

É vogal da Mesa da Assembleia Geral da Associação para a Construção Sustentável (centroHabitat), a qual envolve instituições de I&D, municípios e a comunidade empresarial da fileira do habitat.

Foi membro da Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova entre 2003 e 2009. Integrou o Orfeão Dr. João Antunes de Condeixa e a equipa que iniciou a instalação da Associação que acolhe o Orfeão.
Em 2009 integrou as atividades do Fórum Participativo da Agenda 21 Condeixa.

Foi Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 do Areeiro em Coimbra, de 2005 a 2015.

Na juventude dinamizou e promoveu atividades de carácter voluntário de que são exemplo, entre outras, a colónia balnear da Cáritas de Leiria, nas praias da Nazaré e do Pedrogão.