Nuno Manuel Mendes Claro

Nasceu em Coimbra a 26 de Setembro de 1977

Desde então cresceu e viveu sempre na vila de Condeixa-a-Nova, com um interregno de quatro anos, entre 2006 e 2010, em que residiu na cidade de Torres Vedras.

Em Condeixa frequentou todos os graus de ensino até concluir o secundário em 1995. Nesse mesmo ano ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde em 2000 se licenciou em Direito. Foi também nesta faculdade que obteve Pós-Graduações em Direito Penal Económico e Europeu, em Ciências Jurídico-Civilísticas e frequentou o curso de Mestrado em Direito.

Advogado (atualmente com inscrição suspensa a seu pedido na Ordem dos Advogados por motivos académicos) começou o seu percurso profissional no Instituto Nacional de Estatística e na Administração Regional de Saúde do Centro.

Desde 2002 é docente do Departamento de Ciências Jurídicas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria).

Trabalhou em Leiria, Alcobaça e Torres Vedras tendo exercido, entre outras, as funções de:

Com uma forte participação associativa e comunitária desde jovem, foi Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Escola C+S de Condeixa-a-Nova, praticou desporto no Clube de Condeixa (secções de Futebol e Karaté) e integrou durante vários anos o Agrupamento de Escuteiros de Condeixa. É ainda sócio e/ou membro dos órgãos sociais de várias associações do concelho de Condeixa. Foi em 2002 um dos sócios fundadores da Casa do Benfica em Condeixa e é desde 2014 o Presidente da Direção desta instituição.

É casado desde 2006 e tem dois filhos: um com 8 e outro com 5 anos de idade.

Militante do PSD, foi eleito em 2016 Presidente da Comissão Política do PSD de Condeixa e sucessivamente, em 2014 e 2016, Vogal da Comissão Política Distrital do PSD Coimbra.

No mandato autárquico de 2013/2017 foi Deputado eleito pelas listas do PSD à Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova e à Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.