Joaquim Norberto Pires

Engenharia Física, 48 anos

J. Norberto Pires é licenciado em Engenharia Física, ramo de Instrumentação (1991), Mestre em Física Tecnológica, também no ramo de Instrumentação (1994), e Doutor em Engenharia Mecânica, especialidade de Automação e Robótica (1999).

Fez pos-doc em Lund na Suécia em Controlo Automático (1999-2000) e esteve em várias universidades como cientista convidado.

É autor de mais de 200 artigos científicos e técnicos publicados em revistas e conferências de prestígio, 3 livros em Inglês editados pela Springer, 1 livro em Português, com 5 edições, editado pela LIDEL, vários capítulos em livros, mais de 500 artigos de divulgação técnico-científica, diretor da Revista Robótica (a única revista Portuguesa de Robótica).

Tem uma presença assíduo na comunicação social com colunas de opinião e programas de radio. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, da Associação Portuguesa de Controlo Automático, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, membro do Conselho Nacional de Empreendedorismo e Inovação, entre outros cargos. É atualmente Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra.