Ana Manaia

Urbanização Quinta Nova, Engenheira de Materiais, 40 anos

Ana Manaia, 40 anos, é licenciada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Coimbra, mestre em Engenharia de Materiais – ramo de Engenharia de Superfícies e aluna de doutoramento em Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra.

Com formação específica ao nível de gestão técnica/financeira de projetos de investigação, Ana Manaia é coordenadora do Gabinete de Projetos de Investigação e Desenvolvimento no Laboratório de Materiais do Instituto Pedro Nunes, funções que desempenha desde 2003. É ainda investigadora em Ciência de Materiais no Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra onde integra o Grupo de Engenharia de Superfícies.

Com uma forte ligação à indústria, promove projetos de IDT em parceria com empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, a nível nacional e internacional.

Desde 2012 que faz parte da lista de consultores/peritos independentes para avaliação e acompanhamento de projetos de IDT na Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME) da Comissão Europeia.

Ana Manaia foi candidata à Assembleia da República pelo PS nas Legislativas de 2015, membro do secretariado da Federação do PS de Coimbra entre 2012 e 2014 e secretária do executivo da Junta de freguesia de Condeixa-a-Nova entre 2009 e 2013.