CULTURA

MENU

Agenda Cultural

No âmbito do desenvolvimento de uma política cada vez mais ativa no setor da Cultura, a autarquia tem assumido um papel de relevo na promoção de iniciativas que visam a dinamização cultural do concelho.

FIGURAS ILUSTRES

Pintores, Médicos, Escritores, Músicos, Encenadores...

Fernando Namora

médico, escritor e pintor.
(1919-1989)
Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril, na casa onde hoje se reconstitui o seu escritório e se conservam os seus objectos pessoais. Foi de facto aqui que viveu até aos dez anos de idade, em estreito contacto com a natureza, descobrindo as artes e os ofícios locais, iniciando-se no gosto pelo desenho e pintura.

Dr. João Antunes "Padre-Boi"

músico, pintor, escritor, ensaísta, professor, ator, encenador
(1863-1931)
O perfil da personalidade mais carismática da história de Condeixa traça-se entre a figura extraordinária de cabeleira leonina, porte hercúleo e de veio erudito e a proximidade natural e afável com a arraia-miúda. Entre a bonomia, a alegria contagiante, a gargalhada sempre pronta e tonitruante e a luta afincada e nem sempre risonha pela prosperidade cultural e material da terra.

Dr. Simão da Cunha

médico, escritor e pintor.
(1831-1919)
Natural de Condeixa, Simão da Cunha d'Eça Azevedo (1831 - 1919) cursou Medicina na Universidade de Coimbra e cedo lhe foram reconhecidos os seus créditos como médico; o apego à terra e as lides políticas tê-lo-ão conduzido à presidência da Câmara Municipal, durante o período de 1866-68.

Dr. Deniz-Jacinto

ensaísta, crítico, conferencista, professor, actor, encenador
(1915-1998)
Manuel Deniz-Jacinto dedicou toda uma vida ao Teatro e nunca escondeu a sua predilecção pela obra de Gil Vicente, a que consagrou vários estudos. Tendo nascido em 1915, em Condeixa-a-Nova, Deniz-Jacinto frequentou a Universidade de Coimbra, de 1933 a 1943, onde concluiu as licenciaturas em Ciências Matemáticas e Engenharia Geográfica, tendo completado ainda o curso de Ciências Pedagógicas.

Artur Barreto

empresário, comerciante
(0000-1925)
Artur da Conceição Barreto, comerciante e industrial bem sucedido, foi uma outra figura benemérita a que a história de Condeixa não pode deixar de fazer menção. Muito jovem, rumou à capital, onde conheceu todas as dificuldades do ofício de marçano.

NOTÍCIAS

Ver mais notícias relacionadas com CULTURA
PO.RO.S
PORTUGAL ROMANO EM SICÓ

Ocupa a antiga casa solarenga da Quinta de São Tomé, classificada como Valor Concelhio.

VER MAIS

CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia Anobra

    Rua da Republica, 7 Anobra Tel.: 239943320

    + INFO
  • Farmácia Rocha

    Praça da República Condeixa-a-Nova Tel.: 239941301

    + INFO