MENU
concelho / freguesias / zambujal

ZAMBUJAL

Com uma população de cerca de 400 habitantes, a freguesia do Zambujal, situada a cerca de 9 Km, a sudeste, da vila de Condeixa-a-Nova, compreende os lugares de Fonte Coberta, Póvoa das Pegas, Serra de Janeanes e Zambujal, num total de 20 Km2 de área.

Mapa Concelho

A agreste paisagem serrana produz uma impressão forte em quem a visita: a oliveira cria-se nas pedras, a vegetação rasteira rasga o solo a custo e as lonjuras dos campos estendem-se indefinidamente, entrevistas do alto dos montes; as casas, constituídas em pequenos aglomerados – servidos por ruas estreitas e avessas a emaranhados de trânsito – aproveitam, em larga medida, a própria pedra como matéria-prima, passando a integrar com naturalidade a fisionomia da região.

É curioso observar como já no século XVII, passando pela Fonte Coberta, o príncipe Cosme de Médicis se rendeu a esta paisagem árida mas não inóspita, solicitando a Pier Maria Baldi – pintor toscano que integrava o seu vasto séquito – uma pintura deste lugar.

Nesta freguesia, fundamentalmente rural, a criação de ovelhas e cabras é uma das atividades importantes em que assenta a sua economia, permitindo a produção de um dos melhores laticínios do país – o célebre Queijo do Rabaçal. Com efeito, a produção deste queijo ocorre não apenas na vila que lhe dá o nome, mas também nas zonas vizinhas, como é o caso do Zambujal. Embora existam atualmente algumas unidades industriais de produção, este queijo é ainda, em larga medida, caseiramente fabricado.

As origens históricas deste local – que constituiu em tempos remotos, e através da Fonte Coberta, um dos caminhos para Santiago de Compostela – são desconhecidas, vazio esse que o imaginário popular se apressou a suprir, através da Lenda dos Ferreiros. Não estará esta lenda, porém, tão arredada da verdade quanto se possa pensar, ao procurar justificar a designação de Zambujal como sendo proveniente de zambujeiro, já que o topónimo pode ter tido origem numa mata de zambujos, existente no sítio onde se veio a formar o aglomerado populacional.

Outrora vila, a freguesia do Zambujal viria a ser sucessivamente anexada aos concelhos do Rabaçal e de Soure até que por fim, em 1855, passou a integrar definitivamente o concelho de Condeixa-a-Nova. Ao nível do património histórico, a Igreja do Zambujal, de invocação a Nossa Senhora da Conceição, é uma obra da segunda metade do século XVIII, recentemente restaurada, e que vale a pena conhecer.

http://cm-condeixa.pt/img/brasoes/zambujal.png

Zambujal

  • População: 402 habitantes (2011)
  • Densidade: 21,8 hab/km2
  • Área: 18,42 km2


LINKS ÚTEIS

Site Junta de Freguesia

CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia S. Tomé

    Urb. Quinta de S. Tomé, lote 32, , R/C Dtº Condeixa-a-Nova Tel.: 239941384 (Horário alargado: das 08:30 às 20:00)

    + INFO
  • Farmácia Anobra

    Rua da Republica, 7 Anobra Tel.: 239943320

    + INFO
  • Farmácia Conimbriga

    Estrada Nacional 342, Rua Principal , 26 Ega Tel.: 239948542

    + INFO