MENU
concelho / freguesias / ega

EGA

Distando sensivelmente 4 km da sede concelhia, a freguesia de Ega, com uma população que ultrapassa os 2800 habitantes, é uma das três freguesias mais populosas do concelho de Condeixa-a-Nova e, seguramente, a mais extensa. Compreende cerca de trinta lugares – Arrifana, Campizes, Casal da Ameixeira, Casal do Missa, Casével, Ega, Serrazina, S. Fipo, Rebolia, Relves, Vale de Janes, entre outros – abrangendo uma área total de cerca de 35 km2, que demarca a fronteira entre os concelhos de Condeixa-a-Nova e Soure.

Mapa Concelho

Atualmente sede de freguesia, Ega orgulha-se de ter sido distinguida pela História com um estatuto de incontestável proeminência. De origem seguramente remota, mas não esclarecida, a povoação da Ega teria sido fundada pelos Templários, que a receberam primeiramente das mãos de D. Teresa, em 1128, a par da vila de Soure. Quando D. Afonso Henriques assume os destinos do Condado Portucalense, anula a doação feita por sua mãe; todavia, e depois de, em 1135, haver resgatado Ega ao jugo muçulmano, faz dela nova doação àquela ordem. O primeiro foral da Ega, concedido por Frei Estevão de Belmonte, XI Mestre da Ordem dos Templários, data de 1 de Setembro de 1231.

Com a dissolução da Ordem dos Templários, o seu património – e, entre ele, a comenda da Ega – vai ser incorporado na Ordem Militar de Cristo, instituída por D. Dinis em 1319. Inaugura-se então, para este território, um período de desenvolvimento e prosperidade que em 1516 justificará a atribuição de um segundo foral a esta vila, desta feita, por D. Manuel I. Do século XVI (e início do século XVII) subsistem, ao nível do património edificado, os três mais representativos monumentos da freguesia, que o visitante não pode descurar: o Pelourinho, a Igreja Matriz e o Paço dos Comendadores, abrangidos pela classificação de Imóvel de Interesse Público.

No século XVIII, foi criado o título de conde da Ega, na pessoa de D. Manuel de Saldanha e Albuquerque, do conselho do rei D. José I.

De vila afeta à jurisdição de Leiria, em 1762, Ega terá sido, ainda antes de 1821 e até 1835, sede de concelho. Estas atribuições foram-lhe contudo retiradas aquando da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira. Em 1838 passa, definitivamente, a integrar o concelho de Condeixa-a-Nova.

http://cm-condeixa.pt/img/brasoes/ega.png

Ega

  • População: 2835 habitantes (2011)
  • Densidade Populacional: 87,1 hab/km2
  • Área: 32,55 km2


LINKS ÚTEIS

Site Junta de Freguesia

PO.RO.S
PORTUGAL ROMANO EM SICÓ

Ocupa a antiga casa solarenga da Quinta de São Tomé, classificada como Valor Concelhio.

VER MAIS

CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
PARTICIPE!

Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova

WWW. opcondeixa.pt

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia S. Tomé

    Urb. Quinta de S. Tomé, lote 32, , R/C Dtº Condeixa-a-Nova Tel.: 239941384 (Horário alargado: das 08:30 às 20:00)

    + INFO
  • Farmácia Anobra

    Rua da Republica, 7 Anobra Tel.: 239943320

    + INFO
  • Farmácia Rocha

    Praça da República Condeixa-a-Nova Tel.: 239941301

    + INFO