MENU
concelho / freguesias / condeixa-a-velha e condeixa-a-nova

União das Freguesias de Condeixa-a-VELHA e Condeixa-a-NOVA

Com a reorganização administrativa levada a cabo em 2013, foram agregadas as antigas freguesias de Condeixa-a-Velha e de Condeixa-a-Nova. A nova União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova corresponde a uma área de aproximadamente 27,50 km², por onde se distribui uma população residente de mais de 8 600 habitantes.

Mapa Concelho

Condeixa-a-Nova

A primeira referência ao lugar de Condeixa-a-Nova surge em 1219. Seria, então, não mais do que «um lugar entre outros, pertencente ao termo de Condeixa-a-Velha, freguesia esta, por seu turno, parte do então vastíssimo termo de Coimbra». Durante o século XIV, as escassas menções detetadas vão confirmando duas realidades a que Condeixa desde sempre terá estado ligada: a presença de moinhos, atestando uma vocação moageira, e a caracterização de um lugar de passagem, consequência da sua localização estratégica, traduzindo-se no progressivo desenvolvimento de uma «vocação albergueira»1.

Mas será o século XVI a concorrer decisivamente para a afirmação de Condeixa-a-Nova. Em 1514 recebe foral, pela mão de D. Manuel, e, em 1541, é constituída a freguesia de Condeixa-a-Nova.

Na atual Condeixa-a-Nova, a construção de casas e prédios de habitação, de edifícios cívicos e de outras infraestruturas vem avançando a um ritmo célere, procurando satisfazer as necessidades dos seus naturais e de quem, agora e cada vez mais, procura Condeixa-a-Nova para viver. É aqui que o visitante encontra (para além de uma maior concentração ao nível da restauração e dos alojamentos) a Casa Museu Fernando Namora, bem como todo um conjunto significativo de monumentos, donde se destacam a Igreja Matriz e muitos palácios e edifícios brasonados que evocam e atestam um passado nobre.

1 Cf. Fernando-António ALMEIDA, Condeixa, Lugar de Grande Estrada. Quadros para a sua história, Câmara Municipal de Condeixa, 2014.

http://cm-condeixa.pt/img/brasoes/condeixanova.png

Condeixa-a-Nova

  • População: 5100 habitantes (2011)
  • Área: 141,20 km2


LINKS ÚTEIS

Site Junta de Freguesia

Condeixa-a-Velha

De certo modo, poder-se-á afirmar que Condeixa-a-Velha é um remanescente da vetusta Conimbriga; isto porque, depois do seu definitivo abandono, parte da população ter-se-ia fixado mais a norte, constituindo um agregado populacional – não muito afastado, assim, do velho oppidum de Conimbriga – que viria a dar origem a Condeixa-a-Velha. Em 1086 escreve-se, talvez pela primeira vez, o nome de Condexe (que proviria da expressão “como a deixa”, que regista a tremenda impressão causada pela destruição de Conimbriga às mãos dos Bárbaros), pelo que a data da sua fundação remontará seguramente a um período anterior à monarquia. O facto de em 1219 aparecer nomeado pela primeira vez o lugar de Condeixa-a-Nova, leva a crer que a outra, bem mais antiga, se passou entretanto a designar por Condeixa-a-Velha.

Em Condeixa-a-Velha, quotidiano e História ligam-se inextricavelmente, proporcionando ao visitante uma viagem no tempo que recua muitos e muitos séculos e que só pode ser inteiramente fruída através da visita ao conjunto das ruínas de Conimbriga, do seu Museu Monográfico e do castellum de Alcabideque.

http://cm-condeixa.pt/img/brasoes/condeixavelha.png

Condeixa-a-Velha

  • População: 3472 habitantes (2011)
  • Densidade Populacional: 143,60 hab/km2
  • Área: 24,18 km2


LINKS ÚTEIS

Site Junta de Freguesia

PO.RO.S
PORTUGAL ROMANO EM SICÓ

Ocupa a antiga casa solarenga da Quinta de São Tomé, classificada como Valor Concelhio.

VER MAIS

CASA MUSEU FERNANDO NAMORA

Largo Artur Barreto
3150-140
Condeixa-a-Nova

Tel. 239 940 146

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
PARTICIPE!

Orçamento Participativo de Condeixa-a-Nova

WWW. opcondeixa.pt

AGENDA 21 LOCAL
SUSTENTABILIDADE

Gestão partilhada e sustentável do futuro do município de Condeixa-a-Nova.

WWW. agenda21condeixa.com

FARMÁCIAS 24H

  • Farmácia S. Tomé

    Urb. Quinta de S. Tomé, lote 32, , R/C Dtº Condeixa-a-Nova Tel.: 239941384 (Horário alargado: das 08:30 às 20:00)

    + INFO
  • Farmácia Anobra

    Rua da Republica, 7 Anobra Tel.: 239943320

    + INFO
  • Farmácia Rocha

    Praça da República Condeixa-a-Nova Tel.: 239941301

    + INFO